sábado, 28 de novembro de 2009

Santidade


Uma de nossas Rutinhass (Bruna), recebeu um e-mail sobre Santidade, e é sobre isso que iremos falar hoje. Assim como ela, eu também li e achei muito interessante. Espero que vocês gostem!


Texto Base: 1 Pedro 1.14-16.

14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupisciências que antes havia em vossa ignorância;
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;
16 pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Teríamos nós cristãos nos tornado fracos em nossa postura a respeito de santidade? Jamais parece ter sido dito muito sobre isso. Quantos sentem como se tivessem vivendo vidas santas? Pergunte-se a alguém sobre o nível de santidade em sua vida e pode-se ficar surpreso pela resposta recebida. Os cristãos negligenciam a santidade? Pode ser que sim, pode ser que não, mas a santidade ainda merece investigação. Afinal, Deus disse, tanto no Velho como no Novo Testamento, "Santos sereis, porque eu, o Senhor sou Santo" (Levítico 19.2; 1 Pedro 1.16). O Velho Testamento é um bom lugar para começar. Comecemos respondendo a um par de perguntas:

  • O que é "santo"? E então, qual é a fonte de santdade?

A palavra SANTIFICAÇÃO na Bíblia significa SEPARAÇÃO. Portanto quando Deus nos pede para sermos SANTOS, pede para vivermos uma vida SEPARADA deste mundo pecaminoso. Porém SER SANTO, na nossa condição terrena, não significa VIVER SEM PECADO, pois a própria Bíblia afirma que se alguém disser que NÃO TEM PECADO  é um MENTIROSO. Deus nos pede para não pecarmos, mas se pecarmos, temos um ADVOGADO, o Senhor Jesus Cristo.

  • Qual é a fonte da "santidade"?

Deus disse aos israelitas, " Eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos consagrareis, sereis santos, porque eu sou santo".(Levítico 11.44).

Santidade não é um atributo de Deus, mas uma natureza essencial. Santidade se refere a Deus e, ou aquilo feito santo por Ele, portanto nenhuma santidade existe fora Dele. "Santo" indica a própria separação de Deus da impureza ou pecado em sua perfeição de ser. Coisas que eram inerentemente poderiam tornar-se santas ao serem dedicadas a Deus e seu serviço, tanto por Deus como por uma cerimônia estabelecida por Ele. Somente Deus tem o poder e autoridade para tornar santos e purificas coisas contaminadas pela impureza. Então, toda santidade vem de Deus.

Ao lermos esse texto de 1 Pedro 1.16, no qual Pedro nos diz para sermos santos me vem a certeza de que é possível em Cristo sermos separados desse mundo e dos desejos que nos separam de Deus.
A Bíblia diz que o pecado faz separação entre Deus e o homem, o pecado traz para nós a consequencia a morte, tanto física como espiritual.

  • Mas o que fazer para deixar uma vida de erros? Como devo fazer para resistir aquilo que as vezes é mais forte do que eu???...

Uma vez escutei em uma pregação, que quem está de pé corre o risco de correr e cair, mas quem está prostrado não tem como cair.
A chave da vitória é buscar a Deus verdadeiramente, isso é, se humilhar, jejuar e principalmente orar...pois aquele que busca acha, aquele que pede recebe...
A escolha é minha e sua! Podemos escolher entre se voltar para as coisas da carne ou para as coisas de Deus.


Hoje eu fiz a minha escolha.
Agora, faça a sua... Quem você vai servir hoje? Agora? Amanhã?
Pare, pense, reflita, ore para que o Espírito Santo o encha de sabedoria para fazer a escolha certa.

" Porque as obras da carne são manifestas, as quais são; prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, hiresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é; Caridade (Amor), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei." (Gl 5.19-23).


Rodrigo Feltrin.

Um comentário:

Bru Baldasso disse...

Belo artigo escrito pelo Ro!! Santidade é a nossa melhor adoração a DEUS...sER SANTO é nosso alvo \o/ DEUS abençõe a todos.